Na Serra da Cantareira, "Paulistar" revela um refúgio verde na capital

Roteiro inclui trilhas, mirantes e espaços de lazer em área de Mata Atlântica
Foto: Divulgação/Globo



A paisagem do destino do ‘Paulistar’ deste sábado (27) pode enganar: parece longe de São Paulo, mas faz parte da cidade. O programa vai à Serra da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, que se estende por municípios como Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, além da capital paulista. Ao longo do episódio, Valéria Almeida percorre diferentes pontos da região e apresenta atividades e paisagens que fazem parte da dinâmica local, marcada pela presença da natureza. 

No decorrer do percurso, o programa visita a Pedreira do Dib, em Mairiporã, conhecida pela prática de esportes como rapel e escalada. Com paredões que chegam a mais de 100 metros de altura, o local reúne frequentadores em busca de atividades ao ar livre e contato com a paisagem da serra. O episódio apresenta também o polo gastronômico Il Centro Cantareira, que concentra restaurantes, cafés e lojas, além do espaço conhecido como “O Velhão”, complexo que reúne comércio, gastronomia e venda de produtos artesanais. Durante o roteiro, Valéria encontra o músico Gabriel Sater, que vive na região e participa do episódio com apresentação musical. 

O programa também vai ao Parque Estadual da Cantareira, área de preservação ambiental com trilhas e núcleos de visitação abertos ao público. O episódio acompanha a travessia até o mirante da Pedra Grande, um dos pontos mais visitados do parque, conhecido pela vista panorâmica da cidade. 
O 'Paulistar' fará uma pausa na próxima semana por conta da Copa do Mundo e retorna à programação no dia 11 de julho.
 
Com direção de Beto Silva, produção de Nathalia Pinha e direção de gênero de Claudio Marques, o ‘Paulistar’ é exibido aos sábados, logo após o ‘Edição Especial’ com ‘Além do Tempo’, na TV Globo, e apresenta um retrato da diversidade social de São Paulo.