Oscar 2025: Porque fãs de Demi Moore consideram sua derrota no Oscar como etarismo?

Demi e Fernanda eram as únicas favoritas no Oscar de Melhor Atriz

Jutharat Pinyodoonyachet pelo New York Times


Demi Moore conquistou vários prêmios com sua performance no terror A Substância, um filme que retrata as dificuldades que as mulheres enfrentam em Hollywood ao chegarem aos 50 anos de idade. Ela e Fernanda Torres eram as únicas favoritas a levar o Oscar de Melhor Atriz, com Demi tendo maior torcida nos Estados Unidos. 

Entretanto, o resultado foi inesperado e viu Mikey Madison levando a estatueta (leia aqui sobre a carreira de Madison). A veterana de 62 anos viu o sonho de ganhar seu primeiro Oscar tirado pela novata de apenas 25 que interpretou uma stripper em Anora.

Enquanto a performance de Mikey foi elogiada pela imprensa, sua vitória inesperada gerou críticas dos fãs de Fernanda e Demi, que disseram que a Academia apenas confirmou que o enredo de A Substância não é só uma militância feminista.

Nas redes sociais, os fãs de Moore disseram que "sumiram com o brilho e talento de Demi para premiar uma atriz mais jovem que se beneficia do sex appeal e do hype social para ganhar um troféu." Já em outra publicação, um fã de Fernanda Torres disparou o que já foi citado: "Demi Moore perdendo para Mikey Madison apenas confirma o enredo de A Substância."

Jutharat Pinyodoonyachet pelo New York Times


Demi fez uma boa campanha, talvez até melhor que Fernanda Torres, e foi acumulando troféus durante o processo. Ela ganhou como Melhor Atriz no Critics Choice AwardsScreen Actors Guild Awards e no Globo de Ouro, onde fez um discurso emocionante, chamando a si mesma de popcorn actress (ou “atriz de pipoca”, em tradução literal, indicando que sempre fez filmes voltados para o entretenimento, sem grandes projeções artísticas). No discurso, afirmou que viu A Substância como o filme de sua carreira, pois, ao ler o roteiro, reconheceu sua própria vida no papel.

"Uma coisa que eu acho que o filme aborda são aqueles momentos em que você não se sente esperta o suficiente, bonita o suficiente, magra o suficiente, bem-sucedida o suficiente… simplesmente não é suficiente", disse Demi no palco do Globo de Ouro, visivelmente emocionada.

Discurso de Demi no Globo de Ouro (em inglês)


De fato, a Academia premiou uma novata no meio de duas veteranas do cinema e uma titã dos musicais (Cynthia Erivo, que concorreu por Wicked). Mas Demi já é uma vencedora. Por mais que não seja apenas uma popcorn actress, como disse, visto que em seu currículo há filmes como Ghost, essa foi a primeira vez que ganhou um prêmio em mais de 40 anos de carreira — e ainda por um filme de terror, gênero frequentemente esnobado pela Academia.

Se há alguém que aceitou a derrota, mas reconheceu que provou seu valor, essa pessoa é a própria Demi Moore. Sua filha, Tallulah Willis, compartilhou uma foto da mãe se enchendo de batatas fritas, acompanhada do cachorro Pilaf, com a seguinte legenda: "Minha campeã!"