Mostra gratuita no Centro Cultural São Paulo exibe filmes do cinema amador
As sessões podem ser retiradas antecipadamente pela bilheteria digital do CCSP
![]() |
| Foto: Divulgação |
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, leva uma programação alternativa de cinema para os amantes da sétima arte, a partir desta terça-feira (03) até o dia 13 de fevereiro, nas salas do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em parceria com a Spcine, a mostra 'Me Dê a Câmera' exibe 11 filmes em 23 sessões ao todo, com horários entre 15h e 19h30, explorando o gênero do cinema amador. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física - a partir de 1h antes da sessão - e na bilheteria online. A programação está sujeita a alteração.
Nesta terça (3), a mostra 'Me Dê a Câmera' abre com os filmes “Blow-Up - Depois Daquele Beijo” (1966), às 17h, e “Janela Indiscreta” (1954), às 19h30, ambos multi-indicados ao Oscar e de diretores prestigiados do cinema mundial: Michelangelo Antonioni e Alfred Hitchcock, respectivamente. “Blow-Up - Depois Daquele Beijo”, vencedor da Palma de Ouro de Cannes e o primeiro filme de língua inglesa dirigido por Michelangelo, aborda sobre um fotógrafo de moda que, sem querer, após sessões noturnas em um parque, registra uma cena de assassinato. Enquanto “Janela Indiscreta”, ganhador do Leão de Ouro do Festival de Veneza e do Saturn Awards, figura nos 100 melhores filmes de todos os tempos do American Film Institute, contando uma história similar de um fotógrafo confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna que presencia o que parece ser um assassinato de um dos seus vizinhos, a partir de seu binóculo.
Outro destaque da mostra é “Ed Wood” (1994), do aclamado diretor Tim Burton, com elenco recheado composto pelos atores Johnny Depp, Bill Murray, Sarah Jessica Parker e Martin Landau – que faturou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este filme. A comédia retrata o diretor aspirante Edward D. Wood Jr (Johnny Depp) que busca fazer o seu tão sonhado filme, mesmo sendo ambicioso, problemático e sem talento para tal.
Há ainda uma sessão especial de encerramento da mostra no dia 13 de fevereiro, às 19h30, de “Bem-Vindos de Novo” (2021), filme mais recente da curadoria, que contará com a presença do diretor Marcos Yoshi. O longa é um documentário e narra o reencontro entre os pais japoneses, que moram no país-natal, e seus filhos, moradores do Brasil, após 13 anos sem se verem. A complexa reconstrução afetiva entre os entes, bem como a abordagem fílmica aderida pelo diretor serão temas que podem entrar em debate nesta sessão especial.
Entre outras relíquias que podem ser assistidas de graça na mostra “Me Dê a Câmera” no Centro Cultural São Paulo, estão “Sexo, Mentiras e Videotape” (1989), grande vencedor de Cannes e dirigido por Steven Soderbergh; e “Um Homem com uma Câmera” (1929), documentário de Dziga Vertov de 97 anos de existência, que retrata a vida urbana de uma cidade da União Soviética com técnicas de filmagens inovadoras e complexas.
Toda a programação pode ser vista clicando aqui. Veja mais informações sobre as bilheterias física e online neste link.
