Isabelle Nogueira é homenageada em escola de samba de Manaus

Cunhã-poranga se emocionou ao ser tema do enredo da Presidente Vargas, na capital do Amazonas 

Foto: Mauro Jorge

Isabelle Nogueira foi homenageada pela tradicional agremiação manauara Presidente Vargas na noite do último sábado (14). A cunhã-poranga do Boi Garantido foi tema do samba-enredo devido a sua contribuição à cultura do Amazonas. A idealizadora do Festival da Cunhã, que levou mais de 30 mil pessoas à Arena Amazônia em solidariedade à população ribeirinha, se emocionou durante o desfile.

“Para essa noite de homenagem, eu visto esse vestido - do Kaleb Aguiar- que é a bandeira do Amazonas. Nele tem os 62 municípios do nosso estado dentro da estrelinha. Tive muita sensibilidade em colocar cada município, onde eu conheço a grande maioria. Tenho muito orgulho de ser amazonense”, declara Isabelle.

Natural de Manaus e formada em Letras, a embaixadora do Festival Folclórico de Parintins teve uma longa trajetória antes de ser cunhã-poranga do Brasil e ser finalista do Big Brother Brasil 24. Ela foi professora antes de se tornar dançarina, influenciadora digital, empresária, escritora, palestrante e apresentadora, lecionando na região amazônica.

Sua paixão pela cultura local e seu talento chamaram atenção da Águia, como é conhecida a Presidente Vargas, escola com 40 anos de história que foi campeã do grupo de acesso em 2025 e escolheu como tema para este Carnaval, a mulher amazônica, a força e toda a representatividade por meio de sua ancestralidade, cultura e fé. Isabelle foi escolhida para representar todas essas mulheres, por sua atuação e empenho pela região. A cunhã cresceu na Matinha, bairro da escola.

A cunhã trouxe à tona sua dedicação às causas sociais, ambientais e culturais, destacando-se como uma defensora ativa dos direitos dos povos indígenas e da preservação ambiental para o reality show de maior audiência da Globo. Após a participação na atração, ela recebeu da prefeitura de Parintins o título de Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins.

Desfilando pela primeira vez na escola manauara, Isabelle destaca tudo o que sentiu no desfile que abriu a noite: “Ver a minha história sendo contada na avenida, servindo de inspiração como mulher amazônida para outras mulheres, como referência de fibra e de garra, é uma sensação de alegria infinita e de dever cumprido. É a confirmação de que estou no caminho certo”.


Vestido: Kaleb Aguiar

Beleza: Alessandra Almeida


Letra do samba:

É AMOR QUE NASCE NO PEITO

INVADE A ALMA, TRANSBORDA EMOÇÃO

MATINHA TEM ANCESTRALIDADE

ISA GUERREIRA EM NOSSO CORAÇÃO


DIVINAL!!!

TRAZ NO SEU VERDE O PODER ANCESTRAL

O DOM DA VIDA FAZ FLORECER

AMAZÔNIA VAMOS PROTEGER

GUERREIRAS CONIUPUYARAS!

VEM DA FLORESTA O DOM DO SABER

NA ARTE SAGRADA CURAR É VIVER

BENZEDEIRAS, ARTESÃS, CURANDEIRAS,

CARUANAS, GUARDIÃS, MÃES VERDADEIRAS

DAS “FIBRAS” FORJAM O ARCO E FLECHA

DE URUKUM SE PINTAM PARA GUERRA


A FORÇA DA MULHER, GUERREIRA!

BRAVURA PRA LUTAR É DELA

TRONCO OCO VIROU SURDO

MARACÁ VIROU ROCAR

TOCA “MIL GRAU” QUE A BELA VAI DANÇAR


A FORÇA DA MULHER, GUERREIRA!

BELEZA SEM IGUAL É ELA

BRILHA “PRESIDENTE VARGAS”

NESSA NOITE “ESPECIAL”

SAMBA CUNHÃ NO MEU CARNAVAL


NA “MATERNIDADE” O SAMBA É RAIZ

ECOA A VOZ,EMPODERADA SORRIR

“GARANTIR" É “CAPRICHAR"

MOSTROU A FORÇA NA TELINHA "OLHA JÁ "

FLECHADA CERTEIRA ACERTOU O PAÍS

ISABELLE NOGUEIRA CUNHÃ DO BRASIL

NOSSA SENHORA DO CARMO

É A FÉ QUE ME FAZ FELIZ,

FAZ ESSE POVO FELIZ…