Seleção Brasileira perde da Bolívia no último jogo das Eliminatórias da Copa
Seleções sul-americanas competem entre si nos últimos jogos das eliminatórias pela CONMEBOL
![]() |
Foto: AGIF |
A Seleção Brasileira de Futebol jogou hoje, 9 de setembro, seu último jogo pelas Eliminatórias da Copa da FIFA. O jogo foi contra a Seleção da Bolívia, que mesmo vencendo o Brasil, não se classificou para a Copa 2026. Entretanto, eles ainda podem ser salvos na repescagem.
A partida aconteceu na cidade de El Alto, a segunda maior da Bolívia, e os bolivianos aproveitaram de sua geografia. El Alto é a cidade mais alta do mundo, alcançando os 4.000 metros acima do nível do mar, o que faz com que pessoas desacostumadas com essa altitude, como nós brasileiros, percam o fôlego num exercício que exige muito do físico, como o futebol, devido à falta de oxigenação. A Bolívia, inclusive, já esteve envolvida em várias polêmicas da FIFA devido à altitude geográfica de seu território, com jogadores renomados como Neymar falando que jogar no país andino é desumano.
O único gol da partida, feito por Miguel Terceros, veio aos 45 do primeiro tempo devido a um pênalti feito por Bruno Guimarães.
Em outro jogo, não tão longe da Bolívia, a Colômbia venceu a Venezuela por 6 a 3 e derrubou as pontuações do país bolivariano, que também não se classificou para a Copa de 2026.
Sendo assim, por ora veremos Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai representando a América do Sul no ano que vem e os hermanos vão para defender seu título de 2022, mas sem a confirmação se Lionel Messi estará presente.
A 23ª Copa do Mundo da FIFA acontecerá de 11 de junho a 19 de julho de 2026 em 16 cidades dos Estados Unidos, México e Canadá e o jogo de abertura será no monumental Estádio Azteca para quase 90 mil espectadores.