Shakira inicia nova turnê no Rio de Janeiro

A maior turnê já feita pela colombiana começou no Brasil

Shakira no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução


A maior artista latina do mundo, Shakira, estava na semana passada recebendo um Grammy por Melhor Álbum Latino e nessa terça-feira (11) esteve no palco do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para iniciar a sua nova turnê. O show Las Mujeres Ya No Lloran World Tour vem para promover o álbum de mesmo nome que fala sobre seu divórcio, diferente do seu último trabalho, El Dorado (2018), o qual falava sobre seu casamento com o futebolista Gerard Piqué.

Como de costume em seus shows, Shakira fez a famosa dança do ventre e tocou seus maiores sucessos: Whenever Wherever, Hips! Don't Lie, Ojos Así, She Wolf, Estoy Aquí, Waka Waka, Loca e até Don't Bother, mas também cantou as novas músicas como Girl Like Me, BZRP Music Sessions e La Fuerte. Majoritariamente em espanhol, como o que já vem fazendo desde Sale El Sol (2011), Shakira investiu pesado na infraestrutura do seu show. Pela primeira vez, a diva fará uma turnê inteiramente em estádios. Realmente, pelo tamanho do palco, apenas um estádio poderia abrigá-lo. 

Num pequeno palco montado na ponta final do palco principal, a colombiana ainda fez uma homenagem para Chico César provando seu amor pelos brasileiros. Mama Africa foi cantada em coro pelos mais de 60 mil fãs que estavam presentes no Engenhão.

Shakira no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução

A diva agradeceu inúmeras vezes, mas num desses momentos explicou o porque iniciou a turnê no Brasil. "Para mim, é um sonho estar aqui depois de quase sete anos, voltar ao Brasil e começar minha turnê mundial aqui no Rio. Esse país abriu suas portas e me recebeu com tanto amor desde que era (sic) só uma criança." Ela ainda completou, emocionando os presentes: "eu não esqueço de vocês jamais!"

Shakira não faz um show que dê tempo para seu público ficar parado. E ninguém ficou. Por mais de duas horas, sem parar, a colombiana entregou o que os fãs esperavam de uma abertura de turnê e do que já é a maior turnê de sua carreira. A turnê é tão grandiosa, que mal começou e já quebrou recordes, como no Estádio MorumBIS (se tornando a primeira mulher cantando espanhol a performar com duas turnês diferentes), no Estádio Nacional do Peru, em Lima (tendo a mais rápida venda de ingressos da história do país, esgotando 50 mil ingressos em meia hora), no Estádio GNP Seguros, na Cidade do México (se tornando a primeira artista a marcar sete shows na mesma turnê, todos já esgotados) e no Estádio Bank of America, em Charlotte (se tornando a primeira artista latina a esgotar ingressos).

Mas é unânime que o que mais chamou a atenção do público foi o gigantesco palco em que ela se apresentou. A estrutura poderosa deixou os brasileiros ainda mais exigentes. Recentemente vimos Coldplay, Taylor Swift, The Weeknd e Madonna, essa última montando seu enorme palco nas areias de Copacabana, trazendo estruturas gigantes de onde saíam telões, árvores e até estruturas similares à uma igreja. E agora vem Shakira, que trouxe um cenário digno de uma diva pop, provando que nosso país tem toda a infraestrutura necessária para qualquer artista internacional trazer seus cenários para cá e aqueles que ainda falam o contrário como forma de impedimento, é porque na verdade não querem vir ao Brasil.

Com essa turnê, Shakira confirma uma carreira muito bem sucedida, sem escândalos midiáticos e de uma magnitude que todo artista latino gostaria de ter. Se hoje ela canta apenas em espanhol e consegue encher estádios fora da América hispânica, principalmente em dois mercados difíceis para os hispânicos como o Brasil e os EUA, é porque, com perseverança, aos 19 anos ela sentava no chão de sua casa nos EUA e escrevia sua primeira música em inglês, Objection (Tango), com vários dicionários ao seu redor. Ela sofreu, ela batalhou, mas hoje seus fãs podem orgulhosamente gritar o lema da turnê em alto e bom som: as mulheres já não choram, as mulheres faturam!

Shakira ainda toca no MorumBIS, em São Paulo, na quinta-feira (13). Veja fotos e o setlist do show do Rio abaixo:

Shakira no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução

Shakira no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução

Shakira no Rio de Janeiro / Foto: Reprodução



Foto: Shakira Charts