MOTHER MOTHER FEZ SEU PRIMEIRO SHOW SOLO NO BRASIL

Canadenses se apresentaram em São Paulo
Por: Mateus Buzzo

Mother Mother em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo


O grupo canadense Mother Mother encerrou há pouco sua primeira apresentação solo em território brasileiro. Eles que vieram ano passado para o Lollapalooza de última hora, substituir Dominic Fike, conquistaram o público com seu rock indie e se garantiram num Tokio Marine Hall lotado de fãs. 


Antes deles, Plutão Já Foi Planeta abriu o evento com um show energético capaz de cativar até quem não os conhecia. A vocalista Cyz Mendes agradou o público com seu jeito simpático e animado.


Os protagonistas da noite entraram sem atrasos e já começaram o show com “Nobody Escapes”, do mais novo álbum “Grief Chapter” (Warner, 2024). O público estava tão ensurdecedor que em determinado momento o próprio vocalista, Ryan Guldemond, não se ouvia. 

Além dele, duas mulheres compõem o coro da banda, Jasmin Parkin e Molly Guldemond, a última sendo irmã de Ryan. Jasmin, inclusive, tocou o teclado graciosamente e até fez um cover de “Video Games”, gravada por Lana Del Rey. A banda também é composta por Ali Siadat na bateria e Mike Young no baixo.


Em entrevista ao PdePopBR, os integrantes do grupo disseram que o que mais gostam nos fãs brasileiros é a forma como são apaixonados e energéticos. Eles não estavam errados. A chuva forte que caiu em São Paulo não espantou os cerca de 3 mil fãs que gritavam e choravam a cada solo de guitarra ou cada nota aguda dada por Molly e Jasmin.


Mother Mother em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo



A banda, por sua vez, também não escondia o amor pelos fãs. “O Brasil tem a melhor reputação em questão de público, mas eles estavam errados, porque é ainda melhor”, disse Ryan em determinado momento do show quando os fãs começaram a gritar “we love you” [nós amamos vocês]. Já em outro momento, Ryan foi até a plateia pegar um cartaz de um fã que pedia por um autógrafo. O vocalista então prometeu dar o autógrafo no final do show. Ele o fez! Frases motivacionais como “não desistam”, “vejam a beleza da vida” e “não tenha medo” também estiveram presentes no discurso, que foi emendado com “Wrecking Ball”, lançada em 2008.


Molly Guldemond, Ryan Guldemond e Jasmin Parkin em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo



A proposta do quinteto com essa turnê é se conectar com o público, mas também celebrar seus 20 anos de carreira. Em 2005, numa pequena cidade da Columbia Britânica, província canadense, Ryan se reuniu com sua irmã e sua amiga Debra-Jean, que já não faz mais parte do quinteto, para gravar demos. A banda deu tão certo, que eles chegaram a cantar num festival no feriado mais importante do Canadá, o feriado de 1º de julho, conhecido como Canada Day. Em 2006 eles assinaram com a gravadora Last Gang Records e alteraram o nome do banda para o nome atual (antes se chamava apenas Mother, mas para evitar processos legais com o uso de uma palavra comum no vocabulário da língua inglesa, o nome do quinteto foi alterado).


A formação atual da banda só se deu em 2013 e de lá pra cá eles lançaram sucessos como "Hayloft", originalmente lançada em 2008 e regravada pelos novos membros, que viralizou no TikTok em 2020 principalmente por se tratar de jovens apaixonados que se escondem do pai armado de um dos membros do casal. Foi aí onde o grupo ganhou fama entre os adolescentes, que estavam em peso no Tokio Marine Hall cantando a música em uníssono como se todos ali vivessem a mesma história de vida. 


Quando todos pensavam que o show estava encerrado, Ryan volta ao palco para cantar "Grief Chapter", do álbum de mesmo nome, e "Burning Pile". Antes de se despedir do seu público, a banda mais uma vez declarou o amor pelo Brasil soltando frases em português como "eu te amo" e "obrigado". Nenhum deles parecia com vontade de deixar o palco e começaram a jogar paletas de suas guitarras para a plateia, que transformou a pista da casa de shows paulistana numa festa.


Jasmin Parkin em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo



Todos saíram satisfeitos, desde os músicos aos fãs. Se ano passado Mother Mother ainda estava no processo de conquistar seus fãs no Brasil, agora já podemos dizer que há uma base fiel de seguidores e apoiadores sempre que voltarem ao nosso país. Com um rock sólido e cativante, Mother Mother merece todo o sucesso que tem e que pode vir a ter.


Confira o setlist do show:


Nobody Escapes
Arms Tonite
Hayloft II
The Matrix
Problems
Explode!
Back to Life
Video Games (Lana Del Rey cover)
Bit by Bit
Body
Sleep Awake
Dirty Town / Neighbour / Wisdom / Ghosting / Little Pistol / It's Alright
Oh Ana
Wrecking Ball
Verbatim
Hayloft
Grief Chapter
Burning Pile


Mike Young, Molly Guldemond, Ryan Guldemond, Jasmin Parkin e Ali Siadat / Foto: Mateus Buzzo





Ryan Guldemond e Mike Young em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo