THE WEEKND FAZ SHOW APOTEÓTICO E APRESENTA NOVO TRABALHO EM SÃO PAULO
porEquipe PdePopBrPublicado
Canadense anunciou seu novo trabalho na maior cidade do nosso país Por: Mateus Buzzo
The Weeknd em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo
O cantor The Weeknd escolheu São Paulo para anunciar seu novo trabalho. Além dos 68.220 fãs que o assistiram no MorumBIS nesse sábado (7), e pagaram de R$490 a R$800, cerca de 3 milhões de pessoas assistiram ao show pela transmissão ao vivo no YouTube feita pelo canal oficial do artista.
Durante a tarde, São Paulo registrou temperaturas que chegaram aos 33°C e milhares de fãs enfrentaram o calor escaldante para conseguirem um bom lugar em frente ao palco. Homens vestidos como o cantor, mulheres com seus corpos pintados escrito o nome do seu artista favorito e até algumas famílias completas estavam posicionados ao redor do estádio desde quarta-feira. Outros preferiram chegar pela manhã.
Público na porta do MorumBIS / Foto: Mateus Buzzo
Já dentro do estádio, a temperatura não estava tão amena quanto o público esperava. Durante os shows de abertura, que foram de responsabilidade de Mike Dean e DJ Guuga, ainda fazia altos 27°C e o pessoal na pista do MorumBIS foi quem sentiu mais essa temperatura. De acordo com a Ticketmaster, nesse setor havia 30 mil pessoas, quase 50% da capacidade total do local para esse show. Houveram registros de pessoas passando mal e bombeiros correndo de lá pra cá resgatando quem precisava, porém nenhuma outra situação mais grave foi presenciada.
Pontualmente às 21h, Abel Tesfaye subiu ao palco paulistano ao som da inédita "The Crowd", que foi acompanhada por gritos pelos presentes. Abel levou uma estrutura apoteótica para São Paulo que contou com uma igreja abandonada e um telão tão grande que saía para fora da estrutura do estádio. Além disso, na ponta da passarela que se estendia por quase todo o gramado, uma cruz fazia parte da gigante cenografia. O palco era tão grande, que a pista não tinha divisões, uma prática incomum nas vendas de ingressos no nosso país. As imagens atrás de Abel eram religiosas e o cantor saiu de dentro de um portal para aparecer no topo da igreja abandonada. Vestido com manto preto e dourado, Tesfaye continuou o show com a também inédita "Wake me Up" no melhor estilo retrô. "Take me back to LA", que não é inédita, mas nunca foi oficialmente lançada, também foi lembrada pelo canadense.
O público estava muito animado, mesmo nas músicas mais lentas, mas quando Playboy Carti entrou para cantar "FE!N" e "TIMELESS", foi possível ver a arquibancada do estádio literalmente vibrar com a euforia dos presentes. Como se não bastasse, logo em seguida a brasileira Anitta subiu ao topo da igreja montada no palco para dançar a inédita "São Paulo", que é um funk pesadão. Nesse momento, lançadores de fogo faziam chamas por toda a extensão do palco (que aliás, aumentou a temperatura na pista em cerca de 5ºC), Anitta sensualizava no palco, The Weeknd a reverenciava como numa cerimônia religiosa e o público não sabia que se gritava, chorava, filmava, fotografava ou apenas ficava estático com o que estava acontecendo diante de seus olhos. Para encerrar essa parte, Anitta foi reverenciada novamente, mas dessa vez pelo público que começou a gritar seu nome.
Anitta e The Weeknd em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo
Por mais que seja carioca, a presença de Anitta (sem trocadilhos) no show de Abel veio não só para apresentar seu novo trabalho, mas também para provar o amor que o canadense tem pela cidade. Aliás, isso também ficava visível no merchandising trazido pela equipe dele. Não havia objetos com o nome do cantor. Todos os itens traziam apenas o nome "SÃO PAULO" e sua esmagadora maioria era com as cores da bandeira nacional. Além disso, a abertura feita pelo DJ Guuga, citada acima, foi escolha do próprio The Weeknd, já que o DJ mixou a música "Earned It" com "Cabaré".
Obviamente sucessos como "Take my Breath" e "Scared to Live" estiveram presentes e foram cantadas em uníssono pelo público. Aliás, "Save Your Tears" e "Blinding Lights" foram escolhidas para a fase final do show e nesse momento foi impossível ouvir a voz do artista, que competia com todos dentro do estádio. A inédita "In Heaven" veio para fechar a apresentação. Enquanto cantava, Abel voltou ao portal que se abriu no início do show e se manteve aberto. De repente, ele entra por esse portal, agradece a cidade de São Paulo e some sem muitas explicações. O público ficou esperando por mais e recebeu um show de drones que começou na arquibancada central como um show de luzes até se alinharem entregando o nome do novo álbum "Hurry Up Tomorrow". Alguns minutos depois as luzes do estádio se acederam e o público soltou um sonoro "ahhhhhhhhhhh" como se esperasse algo a mais. E realmente, todo mundo esperava. The Weeknd veio ao Brasil pela última vez em outubro do ano passado com a colossal "After Hours Til Dawn Tour" e entregou um show de 2h30. Dessa vez, a apresentação teve meros 100 minutos, finalizando às 22:40.
Rumores de que ele somente levaria músicas do novo álbum e dos dois últimos, "After Hours" (Republic, 2020) e "Dawn FM" (Republic, 2022) acabaram por se tornar verdade. O show curto decepcionou alguns, mas todos saíram do Estádio MorumBIS dizendo a mesma coisa: "nunca vi uma estrutura tão grande assim". De fato, o palco era realmente grande. Palavras não são suficientes para descrever a grandiosidade que The Weeknd montou em São Paulo. Além da estrutura física, os efeitos especiais como fogos de artifício, chamas de fogo ao redor do palco e o balé de drones também entram para a conta da grandiosidade do cantor.
The Weeknd lançou seu primeiro álbum há 11 anos e hoje é o artista negro mais rentável do mundo. O sucesso do canadense de ascendência etíope é tão grande que só ele consegue anunciar um show fora de uma turnê, com apenas um mês de antecedência, para apresentar um trabalho que ninguém sabe qual é, não informar o básico do show como setlist e duração, e mesmo assim esgotar quase 70 mil ingressos.
"Hurry Up Tomorrow" (Republic, 2024) é o capítulo final de uma trilogia. O primeiro capítulo, "After Hours" (Republic, 2020), retrata derrota e decadência. O segundo capítulo, "Dawn FM" (Republic, 2022), fala sobre a visita do cantor ao purgatório. Agora, o novo trabalho fala sobre evolução e a chegada aos céus. Tudo em sua carreira faz sentido e os fãs podem se orgulhar do seu artista favorito.
Confira fotos e o show, que ficará no YouTube até 17 de setembro, abaixo.
PS: "Hurry Up Tomorrow" não tem data de lançamento, tampouco tracklist confirmada. As músicas inéditas informadas aqui podem ter seus nomes alterados.