ALEC BALDWIN É ABSOLVIDO EM CASO DE JULGAMENTO DE HOMICÍDIO CULPOSO NO SET DO FILME "RUST"
Caso foi arquivado por falta de provas
Por: Mateus Buzzo
![]() |
Alec Baldwin no Tribunal Distrital do Condado de Santa Fé / Foto: Ramsey de Give-Pool-AFP |
O ator Alec Baldwin foi absolvido no caso que envolvia a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, durante o ensaio para uma cena do filme "Rust". O caso, na verdade, foi anulado pela juíza Mary Marlowe Sommer nesta sexta-feira, 12 de julho, pois os advogados do ator disseram que as provas haviam sido retidas.
A juíza assim, decidiu pelo arquivamento do processo judicial informando que o tribunal não conseguiria corrigir esse erro, já que o Estado ocultou provas que teriam sido favoráveis ao ator e isso prejudicou o processo.
O julgamento de Baldwin iniciou dia 9 num tribunal do estado americano do Novo México. Alec foi acusado de homicídio culposo, que é quando não se tem a intenção de matar, após o disparo que matou Hutchins no set onde estavam rodando as filmagens. Em 21 de outubro de 2021, durante um ensaio, o astro apontava um revólver para Halyna, quando a arma disparou uma bala que a matou. Baldwin disse que não sabia que a arma estava carregada e que não puxou o gatilho, mas na verdade a bala não deveria ser de verdade.
Há algum tempo, a perícia do condado de Santa Fé informou que haviam balas reais no set de filmagem e o advogado de Baldwin, o Dr. Alec Spiro, disse que "isso foi escondido de nós". Além de ator, Alec Baldwin também escreveu o roteiro e dirigiu o filme.
![]() |
Alec e Hilaria Baldwin no Tribunal Distrital do Condado de Santa Fé / Foto: Ramsey de Give-Pool-AFP |
Após as acusações contra o ator serem derrubadas, o filme continuou a ser filmado quase dois anos depois, em 20 de abril de 2023 e encerrou no mês seguinte. Mas em janeiro deste ano, Baldwin foi novamente acusado de homicídio culposo. A armeira, responsável pela cenografia, Hannah Gutierrez-Reed, foi condenada a 18 meses de prisão em 15 de abril.
Depois da audiência, Baldwin chorou e, segundo a Reuters, parecia aliviado. O ator então sorriu, abraçou sua esposa, Hilaria Baldwin, segurou as mãos da sua filha, Elizabeth Keuchler, e a família deixou o Tribunal Distrital do Condado de Santa Fé sem olhar para trás.