"Xica da Silva" volta aos cinemas após 50 anos de seu lançamento
Longa estrelado por Zezé Motta retorna aos cinemas em julho
![]() |
| Pôster | Foto: Divulgação |
Às vésperas de completar 50 anos de seu lançamento, o sucesso "Xica da Silva" retorna aos cinemas brasileiros. O longa reposicionou o protagonismo negro na história do cinema brasileiro.
Na segunda metade do século XVIII, a negra escravizada Xica da Silva torna-se o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do país. João Fernandes, representante da Coroa Portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na colônia.
Além da história marcante, a trilha sonora de Jorge Ben Jor (na época creditado como Jorge Ben) caiu como uma luva. A música de mesmo nome faz parte do álbum África Brasil, lançado em 1976, que foi classificado como o 22º álbum mais importante do mundo pela revista americana Rolling Stone. Além disso, a extinta Rede Manchete fez sua versão de "Xica da Silva" para a TV e contou com Taís Araújo como protagonista. A carioca não só conquistou sua primeira protagonista como foi a primeira negra a ser protagonista de uma novela brasileira.
Com nova remasterização e nova arte gráfica, "Xica da Silva" estará disponíveis para os brasileiros nos cinemas a partir de 16 de julho.
Tags:
cinema
