Cantora Céu fala sobre os 20 anos de carreira e o futuro da música no Provoca, nesta terça (30/6)
![]() |
| Foto: Gelse Montesso |
Nesta terça-feira (30/6), às 22h30, o Provoca, apresentado por Marcelo Tas, recebe a cantora e compositora Céu. Na entrevista, a artista revisita os 20 anos de carreira, fala sobre os desafios de seguir um caminho independente na música, reflete sobre os impactos da inteligência artificial no setor e comenta como passou a assumir o controle da própria trajetória profissional. O programa também aborda a influência da família em sua formação artística.
Ao recordar o início da carreira, Céu comenta a escolha por construir a própria jornada. "Eu quis seguir um caminho independente e ser uma artista mulher independente é difícil. Eu fui fazendo esse trabalho de formiguinha. Me interessava muito mais do que aqueles contratos engessadíssimos."
A cantora também analisa os desafios enfrentados pelos músicos diante do avanço da inteligência artificial. Para ela, a tecnologia já afeta o mercado de trabalho dos artistas. "Trilha, músico, é a primeira galera a ser substituída pela IA." Ela ainda avalia que "o consumo de música feita por IA está aumentando muito significativamente", enquanto o público demonstra sinais de saturação.
Durante a conversa, Céu também revela por que decidiu assumir uma posição mais ativa na gestão da própria carreira. "Eu estava muito alienada. Blindada. Equações não estavam se fechando e eu precisava entender melhor." Hoje, ela acompanha de perto todas as áreas do trabalho. "Passei a estudar, e o meu sistema hoje está baseado onde... Eu olho tudo."
Ao falar sobre suas origens, a artista destaca a importância da família em sua relação com a música, especialmente do irmão e dos pais. "Eu comecei na música muito por causa dele", diz sobre o irmão. Em seguida, resume o ambiente em que cresceu: "A música sempre foi a linguagem da minha casa."
