Clubes de Leitura incentivam atividade literária nas bibliotecas públicas municipais
Para entrar, só basta chegar no dia e horário do clube de leitura; programação está em cinco bibliotecas
![]() |
| Foto: Divulgação |
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, abre espaços de encontro, escuta e troca de ideias pelos clubes de leitura abertos ao público, gratuitos e acessíveis a diferentes perfis de leitores. As atividades convidam a comunidade a compartilhar experiências literárias, estimular o hábito da leitura e promover o diálogo a partir dos livros, sem a exigência de leitura prévia ou conhecimento especializado.
Pela região leste, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove seu “Clube de Leitura” todas as terças-feiras, às 10h. Voltado ao público a partir de 14 anos, o formato é ideal para quem deseja participar de um clube sem a necessidade de leitura prévia, já que os textos — poesias, crônicas ou contos — são lidos coletivamente durante o encontro, de forma acessível e acolhedora, sem exigência de inscrição antecipada.
A Biblioteca Paulo Duarte, na zona sul de São Paulo, recebe, no dia 31 de janeiro, às 14h, o encontro especial “Ressaca Literária”, mediado por Willian Cruz. Com classificação indicativa a partir de 12 anos, o clube de leitura é realizado em parceria com o Sítio da Ressaca e o Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá. Nesta edição, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o debate gira em torno do livro “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena”, de Daniel Munduruku, ampliando perspectivas sobre a cidade a partir da literatura indígena contemporânea.
Por fim, girando toda a cidade, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na região oeste, recebe o “Rolê dos Livros”, no dia 31 de janeiro, das 11h às 13h, com mediação de Beth Leites, Débora Tavares e Mariana Popper. Com classificação livre, o encontro propõe uma leitura compartilhada e construída coletivamente, reforçando a ideia de que a literatura é um direito de todos. Os participantes são convidados a levar o livro que quiserem e compartilhar o momento com amigos e familiares. As inscrições são gratuitas e realizadas antecipadamente pelo aplicativo Sympla.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
