"Arena dos Saberes" recebe o ator Marcos Veras na próxima quinta-feira (27)

A atriz Alessandra Maestrini também participa da atração exibida na TV Cultura

Foto: Sylvio Loureiro - Casa da Foto

No Arena dos Saberes desta quinta (27/11), às 20h, Gabriel Chalita recebe os atores Alessandra Maestrini e Marcos Veras, que estrelam o musical "Titaníque – Musical" com os hits de Celine Dion. Na edição, eles conversam sobre como o teatro reumaniza a sociedade e gira a economia; e relembram momentos marcantes na carreira.

No programa, Chalita destaca a dimensão humana do trabalho teatral e Marcos Veras reforça essa percepção ao comentar como o teatro devolve às pessoas a experiência de presença e troca, cada vez mais rara. "A gente vive grudado no smartphone, o tempo inteiro de cabeça baixa. Acho que o teatro traz algo que nunca sai de moda, que é a conversa, o olhar, o riso, a emoção, o aplauso, off tela", diz o ator.

Alessandra Maestrini também ressalta o impacto econômico do setor, lembrando que, ao contrário de processos industrializados - cada vez mais automatizados -, o teatro é inteiramente feito por pessoas, gerando empregos diretos e indiretos. "É o setor que mais incentiva e alimenta outros setores. Uma peça começa na indústria têxtil, passa pelo pessoal que faz os cenários, todo o material. Quando a peça está pronta, aí você tem o público indo para os restaurantes, pegando táxi [...] Não existe nenhum outro setor da sociedade que alimente tantos outros", afirma.

Durante a conversa, a atriz revisita um papel que a marcou e compartilha sua experiência na Ópera do Malandro, acompanhada de perto por Chico Buarque, em que interpretou Lúcia. "O Chico veio assistir aos ensaios [...] Eu estava com o pé quebrado, ensaiando de botinha ortopédica. E ele saiu muito emocionado. A produção depois me falou que eles ficaram preocupados se ele ia passar mal", conta. Segundo a atriz, o compositor riu com suas cenas e se comoveu profundamente quando ela cantou Palavra de Mulher. "Para mim, foi muito especial."