"Super Xuxa contra Baixo Astral" ganha versão restaurada em 4K
![]() |
Divulgação |
Há 37 anos, "Super Xuxa contra Baixo Astral" chegava aos cinemas, marcando o início de uma era no audiovisual brasileiro. Agora, o clássico estrelado por Xuxa Meneghel ganhará uma versão restaurada em 4K.
Em suas redes sociais, o profissional William de Paula, representante da Dreamvision contou um pouco da trajetória por trás desse projeto e homenageou os responsáveis pela produção original:
“Saber dos desafios enfrentados por Diler Trindade, Anna Penido, David, Domingos Penido e meu avô Geraldo Silva na época da fundação da Dreamvision só me motiva cada vez mais para buscar a restauração de um legado. Naquele tempo, sem dinheiro em caixa e com a empresa recém-fundada, meu avô chegou a dar sua casa em garantia para que o contrato com a Xuxa fosse assinado. E assim, a história foi feita — e continua sendo feita.”
O trabalho de restauração só foi possível graças ao reencontro de um rolo original perdido, recuperado com a ajuda de Diego Alexandre (@diegoalexandrecine).
Apaixonado por cinema desde criança e fã declarado de Xuxa Meneghel, o cineasta Diego Alexandre acaba de protagonizar uma verdadeira missão de resgate da memória afetiva de toda uma geração. Após uma busca que envolveu contatos com colecionadores e profissionais do setor, Diego encontrou uma cópia rara em película 35mm de Super Xuxa Contra Baixo Astral (1988), filme icônico estrelado pela Rainha dos Baixinhos, que há anos não contava com materiais originais disponíveis para processos de digitalização e preservação.
Dirigido por Anna Penido, o longa é considerado um marco da cultura pop nacional, levando mais de 2,8 milhões de espectadores aos cinemas e se tornando parte da infância de milhares de brasileiros — incluindo do próprio Diego, que o assistiu pela primeira vez numa exibição da Sessão da Tarde, em 1997:
"Foi a minha porta de entrada no universo do cinema, é o primeiro filme que assisti na vida e, de certa forma, foi uma das obras que me influenciaram a me tornar cineasta anos depois. Pude dizer isso pra própria Xuxa no último dia de filmagem de Uma Fada Veio Me Visitar (2023), longa no qual fui assistente de direção e tive a oportunidade de trabalhar com ela. Recuperar essa cópia é, para mim, uma forma de devolver à cultura brasileira um pedaço da nossa memória afetiva, que muitas vezes é negligenciada, principalmente quando se trata do cinema popular. E mais do que isso: é fundamental valorizar a trajetória da mulher que é, até hoje, a recordista de público na história do cinema brasileiro. Xuxa levou mais de 37 milhões de pessoas às salas de cinema no país, isso precisa ser reconhecido, celebrado e preservado".
Assim que soube do desaparecimento do primeiro rolo do negativo, que inviabilizava qualquer tentativa de restauro do filme, Diego procurou William de Paula, representante da Dreamvision — produtora responsável pelo longa — e se prontificou a ajudá-lo na busca e recuperação do material. Foi então que, graças à uma rede de colecionadores, uma cópia completa da obra chegou até Diego vinda do Rio Grande do Norte.
A digitalização será realizada pela Mapa Filmes, um dos mais renomados laboratórios de restauração e preservação audiovisual do país, e pela Link Digital, com apoio do Canal Brasil e da Amuleto Filmes, produtora de Diego.
Para William de Paula, a restauração de Super Xuxa Contra Baixo Astral não é apenas um presente para os fãs e para a história do cinema brasileiro, mas a recuperação de um legado:
"Este foi o primeiro filme produzido pela Dreamvision e sinto um imenso orgulho em vê-lo renovado, reativando a memória afetiva que marcou a infância de milhares de fãs. Não poderia deixar de agradecer ao Canal Brasil, cujo apoio tornou essa restauração possível. Agradeço também ao Diego, que, em um momento em que eu já havia perdido as esperanças de restaurar o filme por falta do primeiro rolo, entrou em contato comigo e conseguiu encontrar uma nova cópia. Por fim, agradeço à Anna Penido, ao Diler Trindade e ao meu avô, Geraldo Silva, por confiarem a mim a missão de cuidar desse legado."
A nova versão promete trazer o filme com a melhor qualidade nos dias atuais, celebrando o legado da Rainha dos Baixinhos e da produção nacional.
![]() |
Diego Alexandre ao lado de Xuxa / Foto: Reprodução Instagram |