12º round emociona público em temporada no Sesc Ipiranga

As últimas apresentações aconteceram no último final de semana 

Foto: @brunoluzecena


O público da capital paulista aplaudiu as duas últimas sessões do espetáculo “12º Round: A História de Emile Griffith”. A produção apresentada na zona sul desde junho desse ano, narra a envolvente história do campeão mundial de boxe e o primeiro pugilista a se assumir bissexual, com reflexões que valem para os dias atuais.

No elenco Alexandre Ammano, Fernando Vitor e Letícia Calvosa preenchem o palco com seus talentos, onde além da atuação, usam da expressão corporal na montagem que mistura fisicalidade, emoção e narrativa documental, para retratar um personagem que desafiou estereótipos e pagou um alto preço por isso. A dramaturgia costura momentos históricos com cenas de introspecção e conflito interno, criando uma experiência que toca tanto os amantes do teatro quanto os apaixonados por esportes e histórias reais de superação.

"Em 2024 o Sérgio Roveri me mostrou esse texto que ele escreveu em 2015 e estava engavetado, e quando eu li fiquei impactado, eu não conhecia a história do Emile Griffith, conheci pelo texto, fui pesquisar e fiquei apaixonado pelo universo, muito tocado pela história dele, e aí comecei a tocar essa produção, convidei os atores, a Letícia Calvosa e o Alexandre Ammano, convidei o Bruno Lourenço para dirigir, a gente convidou a Natália Burger para fazer a produção, e aí tudo encaminhou, porque todas as pessoas quando leram o texto, não teve ninguém dessa equipe que a gente chamou e que disse não, todo mundo ficou muito movido pela história quando teve contato com o texto que é belíssimo." revelou Fernando Vitor em entrevista ao PdePopBR.

Mesclando momentos históricos com cenas de introspecção e conflito interno, a montagem cria uma experiência que toca tanto os amantes do teatro quanto os apaixonados por esportes e histórias reais de superação.

"A gente teve uma preparação corporal com a Tainara Cerqueira e o apoio de vários profissionais, inserindo a gente no mundo do boxe, de movimentação e da cultura, o que esse esporte significa para a socidade e para as pessoas que praticam. Além disso a gente teve uma preparação vocal, porque a gente não canta, mas a gente fala bastante." lembrou Letícia Calvosa.

Foto: @brunoluzecena



Ficha Técnica:

Idealização de projeto: Fernando Vitor

Direção Artistica: Bruno Lourenço

Dramaturgia: Sérgio Roveri

Elenco: Alexandre Ammano, Fernando Vitor, Letícia Calvosa

Stand-in: Thamires Mandú

Cenografia, Figurino e Direção de Arte:  Maíra Sciuto e Natália Burger

Direção de Produção: Natália Burger

Iluminação e técnica de luz: Ariel Rodrigues

Preparação de Corpo: Tainara Cerqueira

Preparação de Voz: Malu Lomando

Consultoria e treinamento de boxe: Wellinton Souza

Vídeo e projeções: Renan Almeida

Direção musical: Bruno Lourenço

Técnico de som: Fernando da Mata

Piano (gravação): Lisi Andrade

Vibrafone (gravação): Lua Oliveira

Gestão de Projeto: Jéssica Rodrigues

Assistência de Produção: Jéssica Policastri

Cenotécnico: Casa Malagueta, Alício Silva

Assistente de Cenografia: Matheus Muniz

Trilha Sonora: Bruno Lourenço, Fernando da Mata e Lua Oliveira