Margot Robbie é flagrada no set do já controverso "Wuthering Heights"

O elenco da diretora Emerald Fennell já gerou controvérsia ao filme um ano antes do lançamento

Foto: Reprodução


A australiana Margot Robbie foi flagrada no set de filmagem da nova adaptação de Wuthering Heights. Ela estava usando um vestido de noiva feito de seda e decotado.

A adaptação é inspirada no livro de mesmo nome, que, no Brasil, foi traduzido como O Morro dos Ventos Uivantes, e deve contar a história de duas famílias que viviam em West Yorkshire — os Earnshaws e os Lintons — e a relação entre Heathcliff e sua irmã de criação, Catherine, que acabam se apaixonando, mas são impedidos de levar o romance adiante (não porque são meio-irmãos, mas porque pertencem a classes sociais diferentes). Para manter seu status social, entretanto, Catherine é forçada a se casar com Edgar Linton, para desgosto de Heathcliff, que vai embora de Wuthering Heights, mas promete voltar para se vingar e se mostra uma pessoa completamente diferente daquela apresentada na primeira metade do romance. Único livro da inglesa Emily Brontë, Wuthering Heights foi originalmente lançado em 1847 e chocou, principalmente o Império Britânico, por sua violência doméstica, linguagem vulgar e afronta aos conceitos da moral vitoriana, pregada veementemente durante o reinado da Rainha Vitória, além de ser pioneiro na crítica à diferença de classes sociais, considerada normal e aceitável no governo vitoriano.

É comum que adaptações de livros ou filmes muito antigos gerem controvérsias nos dias de hoje, e Wuthering Heights já é alvo de críticas, mesmo faltando um ano para seu lançamento, programado para fevereiro de 2026. Margot Robbie interpreta Catherine Earnshaw, que tem 17 anos no começo do romance, inclusive na cena de seu casamento. A atriz, entretanto, tem 34 anos. Outro ponto de crítica foi o vestido de Robbie. O filme se passa entre os anos 1770 e 1801, mas o traje da atriz é claramente inspirado nos anos 1980, visto que, devido à moralidade vitoriana supracitada, quase nenhuma mulher se atreveria a usar um decote que deixasse boa parte de seu colo à mostra. A escolha do ator que interpretará Heathcliff — Jacob Elordi — também foi criticada, pois, no livro, o personagem é descrito como um homem de cabelos, olhos e pele escuros, que inclusive sofre racismo de sua família adotiva. Elordi é branco, tem olhos castanhos claros e cabelo castanho escuro, características de um típico homem britânico que dificilmente sofreria preconceito no país europeu por conta de sua aparência.

Jacob Elordi


O longa é dirigido por Emerald Fennell, que tem em seu currículo A Garota Dinamarquesa e Saltburn e já ganhou um Oscar por Melhor Roteiro Original com Bela Vingança. Por enquanto, ninguém do elenco, tampouco a diretora, se manifestaram com as críticas vindo dos fãs de Brontë. Mas é esperado que mais e mais controvérsias surjam ao decorrer das gravações.