TONY RAMOS E DENISE FRAGA ESTREIAM "O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS"
Espetáculo chega ao Teatro Casa Grande no Rio de Janeiro em 22 de agosto
Por Bruno Silva
![]() |
Foto: Cacá Bernardes |
Primeiro encontro nos palcos do ator Tony Ramos e da atriz Denise Fraga, O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS é um chamado urgente. Uma convocação para que cada pessoa saia de sua bolha de isolamento e seja capaz de, genuinamente, se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas angústias, mas também suas alegrias, transformações e conquistas. O espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, teve sua estreia em 26 de abril de 2024 no Teatro Tuca, em São Paulo, e chega agora ao Rio de Janeiro no Teatro casa Grande para uma curta temporada de 3 semanas, entre 22 de agosto e 8 de setembro, de quinta a domingo. Depois, a produção segue para as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Denise e Tony são mais do que dois dos mais célebres e reconhecidos atores do Brasil: ambos são conhecidos por sua consciência cidadã e sua necessidade de estarem sempre em diálogo artístico com temas urgentes da vida do país e do mundo.
Valendo-se de dispositivos de interação direta e delicada com a plateia (alguns dos quais já foram experimentados com sucesso em Eu de você), O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS se pretende um espetáculo-festa-despertador, uma mola propulsora que tira o espectador da apatia, de sua tela e o convoca a experimentar no aqui e agora, emoções, ações e, principalmente, entender que todos dependemos uns dos outros nessa peça, como na vida. Imaginar mundos possíveis juntos, e construir com o público, daquele dia, o espetáculo.
O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS também tem um inevitável caráter de celebração: celebração do primeiro encontro de dois atores lendários nos palcos (Tony com 60 anos de carreira, Denise com 40, trajetórias que somam um século), celebração da continuidade da trajetória excepcional que Denise vem construindo no Teatro e também da volta de Tony aos palcos, depois de 20 anos se dedicando ao audiovisual. Celebração da força do teatro para, permanentemente, iluminar e socorrer à vida e aos viventes, para seguir embalando a vida com arte.
Sinopse:
Um encontro de dois atores, um homem e uma mulher, com uma multidão de pessoas na plateia. Suas memórias. Suas próprias histórias e outras tantas que ouviram por aí. E o que só saberão, juntos? Esses dois atores e esse público? Uma sala cheia de gente que escolheu estar ali na companhia umas das outras. Há algo a celebrar, juntos? “Eu gosto de contar as pessoas quando tem muita gente porque eu gosto sempre de imaginar que, sei lá, quando se trata de gente, cem não é cem, são cem unidades, cem uns, cem cada um, cem pessoas com vidas, histórias e experiências muito diferentes umas das outras”, diz a atriz numa cena inicial da peça.
Todos nós temos casas de infância, todos nós temos cheiros que lembramos, todos nós temos lugares da nossa casa que a gente prefere estar. A boca do fogão que a gente prefere acender. Sentar naquela cadeira daquele lado da mesa. Todos nós temos um alfabeto coletivo, em comum, e que a gente deixa de acessar e de perceber diante da falta de escuta e de percepção do outro. Num mundo onde a falta de escuta, ou da qualidade dela, virou o grande problema das relações
SERVIÇO:
Espetáculo: O QUE SÓ SABEMOS JUNTOS
Temporada: De 22 de agosto a 8 de setembro de 2024
Dias e horários: Quintas, 20h; Sextas, 20h; Sábados, 20h; Domingos, 18h
Local: Teatro Casa Grande - Rua Afrânio de Melo Franco nº 290, Leblon
Informações: (21) 2511-0800
Bilheteria: Quarta- feira das 12h às 18h
– De Quinta a Domingo das 15h até 30 minutos após o início da última sessão.
Em dias de espetáculo, mesmo durante a semana, sempre a partir das 15h. (Para dúvidas e informações, no email contato@teatrocasagrande.com.br).
Ingressos pelo Eventim
De R$ 21,00 a R$ 200,00, a depender do setor e dia
Capacidade: 900 lugares
O Teatro possui áreas para cadeiras de rodas, assentos especiais para obesos, rampas, elevadores e toda acessibilidade arquitetônica.
Em todas as sessões haverá Intérprete em LIBRAS e Audiodescrição. Se precisar desse serviço, entre em contato com a produção pelo e-mail comunicacao@niafilmes.com.br ou diretamente na bilheteria
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 12 anos.