GOVERNO DAS FILIPINAS CONSTRUIRÁ ESTÁDIO PARA RECEBER TAYLOR SWIFT NO FUTURO
País asiático foi esquecido durante a passagem da "Eras Tour" pelo continente
Por: Mateus Buzzo
![]() |
Swift cantando "Enchanted" em Liverpool / Foto: Update Swift Brasil |
As Filipinas, um país no sudeste asiático, anunciou que construirá um estádio para receber Taylor Swift até 2028. O projeto, que se chama "Project Development Taylor Swift Concert Ready by 2028", ou Projeto de Desenvolvimento para o show de Taylor Swift em 2028 em tradução livre, está em fase de captação de recursos públicos-privados com investidores já para o segundo semestre de 2024.
O fato se dá pela popularidade da artista no continente ter sido quase que ignorada por sua equipe e fechado shows apenas em Tóquio e Cingapura em março deste ano. O governo de Cingapura, aliás, fechou um contrato de exclusividade com a cantora que a proibia de fazer shows em outros países do sudeste asiático e em troca teria toda sua passagem pelo país patrocinada por empresas do poder público como a Singapore Airlines e o Marina Bay Sands, que vendia pacotes de hospedagem, passagens de avião e ingresso para o show em seus respectivos websites.
Investidores em cerimônia de apresentação do projeto / Foto: Reprodução - Governo da República das Filipinas |
Enquanto a mídia justificava a escolha de Swift como sendo a infraestrutura presente no Japão e em Cingapura, os governos de alguns países do sudeste asiático como o tailandês, malaio, vietnamita e filipino, acusaram o governo de Cingapura de monopólio levando o caso ao alto escalão da justiça, com o deputado filipino Joey Salceda dizendo que "contratos exclusivos não é o que bons vizinhos fazem" e o primeiro-ministro tailandês Srettha Thavisin dizendo que Cingapura pagou 3 milhões de dólares, mais de 16 milhões de reais, por show para a cantora. Já os fãs de outras regiões próximas disseram que a disparidade nas economias dos países do continente deixa claro o quão caro foi ver Taylor Swift em Cingapura e que não farão isso novamente por anos a seguirem.
No final, Swift foi sucesso absoluto fazendo seis shows esgotados no maior estádio da cidade-estado para 300 mil pessoas, viu as viagens com a estatal Singapore Airlines crescer 186%, acomodações no Marina Bay Sands quintuplicar e o Ministério da Cultura de Cingapura ver um faturamento de 370 milhões de dólares... em apenas nove dias.
As Filipinas, pelo visto, não esqueceram e não perdoaram Cingapura por essa exclusividade. O estádio, que deve ser construído na capital do país, Manila, servirá para outras atividades, mas será feito exclusivamente para levar Taylor Swift à cidade até 2028.
Mais informações sobre o projeto deverão ser reveladas em breve pelo governo filipino.